sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fu Lung C'hi Kung Fu



A palavra Kung fu pode ser traduzida como "habilidade em fazer"  ou "a arte da perfeição", este termo também é usado para designar um curandeiro ou mesmo um estudante de filosofia oriental. A parte do Kung fu que se dedica para o combate e chamada de ''Wu Shu'' (artes guerreiras). 


Criado no ano de 1103 d.C, pelo general chinês Fan Ling Tan pertencente, a escola de Shaolin, o Fu Lung C'hi pertence a linha dura do Kung fu. O nome deste estilo deve-se a forma com que e usada as mãos de seus praticantes, que lembra os pesados golpes de um dragão. Dividido em três partes, o Fu Lung C’hi torna-se um do estilos mais completos. 


OBS: O Fu Lung C’hi, não foi criado dentro do Mosteiro e sim criado por um monge Shaolin, que ingressou no exercito imperial, e recebeu a patente de general, mais tarde criou, o estilo, próximo ao monte Wutang (noroeste da China), por isso a tradição Taoísta é predominante no estilo.


CHEGADA AO BRASIL ----> Chegou ao nosso pais no ano, de 1958, trazido pelo mestre, LOO CHANG YU que veio trabalhar na construção de Brasília como, topógrafo e após a inauguração da capital em 1960 começou a, ministrar aulas de Fu Lung C’hi, tendo muitos adeptos, porem nenhum completou o circulo de treinamento. Em 1962 veio para o Rio de Janeiro a onde decidiu ensinar apenas para aquele que realmente suportasse os ensinamentos. 


JORGE LUÍS PEREIRA DE SANTANA ----> Mestre Loo além de topógrafo era doutor em Acupuntura e atendeu um paciente com problemas de coluna devido a um acidente, este paciente era Santana, que após o tratamento, começou à prática do Kung fu e sendo o único a se formar, neste estilo e em 1976 o mestre Santana fundou o Centro de Artes Marciais Santana em Campo Grande, no Rio de Janeiro do mestre Loo Chang Yu não se, sabe o que aconteceu. 


ALBERTO CARLOS TEIXEIRA DE MOURA ----> Fundou a Associação Dharma é o único representante do estilo tendo o grau máximo  deste, reformulou totalmente o Fu Lung C’hi, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento deste estilo no Rio de Janeiro. 


GRADUAÇÃO ----> O Kung Fu não utiliza faixa colorida, como alguns estilos de artes marciais, como Karatê, Tae Kwon Do, Judo etc. Mas quando essa nova arte chegou ao Brasil houve a necessidade de diferenciar um aluno mais graduado do menos graduado, dentro da escola, utilizado os mais diferentes métodos como: mudar a cor do ( tizame ), ou camisas coloridas, colocar escrituras na frente do uniforme no Fu Lung C'hi era utilizado as estrelas para diferenciar as fases ou graus dos alunos. 


Após a reforma do estilo houve a necessidade de mudar a forma de graduação pois estava trazendo problemas com outros estilos. Após a filiação, nós tivemos acesso aos arquivos da Federação de Pugilismo que era a representante legal na época, e podemos constatar que alguns estilos já utilizavam o sistema de tarjas ou seja uma faixa preta com fitas brancas como e utilizado para mostrar os Dans em algumas artes marciais e nos trocamos as estrelas pôr tarjas brancas. Sendo assim cada tarja corresponde a um grau, ou seja, três tarjas são o mesmo que um terceiro grau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário